O número de vítimas fatais da Corona vírus não para de crescer, inclusive no Brasil. O número de infectados no último balanço realizado, ultrapassa a incrível marca de 101.988 pessoas em todo o mundo.

O Corona vírus se trata de uma doença muito agressiva que afeta principalmente o sistema respiratório, causando pneumonia. O grupo de risco do vírus, são crianças, idosos e pessoas com problemas cardiovasculares.
Para tentar conter a doença em todo o mundo, a ideia principal foi imediatamente reduzir o deslocamento de pessoas, diminuindo o risco de contágio pelo vírus.
A rápida infecção desse vírus levou a um temor nas bolsas de valores ao redor de todo mundo, que registraram quedas generalizadas. Os principais mercados do mundo retrocederam diante do quadro do Corona vírus.
Como o Corona vírus afeta a economia?

Vamos entender como o surto de Corona vírus muda as decisões de agentes econômicos em todo o mundo, sejam eles investidores na bolsa ou consumidores, analisando alguns fatos.
Alguns eventos que foram surgindo assustaram os investidores de todo o mundo, e com o aumento no número de casos de contaminação e casos de morte, as coisas só pioram, economicamente falando.
Com isso ocorreram o fechamento de muitas fronteiras, e houve uma série de recomendações para que as pessoas não viajem. E isso impactou várias empresas que estão listadas na bolsa, que dependem do setor de turismo.
As companhias aéreas e os hotéis, começam a ter uma quebra de demanda muito forte por conta do temor das pessoas, e isso vem acontecendo inclusive aqui no Brasil depois de casos confirmados da doença.
Quando há algo dessa dimensão, ou melhor, de dimensão desconhecida acontecendo por todo o mundo praticamente, você tem essa aversão nos mercados em geral.
Quais setores da economia podem ser afetados? E qual pode ser o efeito sobre a atividade econômica como um todo?

O turismo e as companhias aéreas talvez sejam os setores mais diretamente afetados pela crise, isso acontece devido à limitação e recomendação para as pessoas ficarem mais em casa.
O mercado do varejo também pode ser afetado, já que as pessoas circulam menos, com a recomendação de irem, de casa direto para o trabalho e do trabalho direto para casa no máximo.
Com menos carros circulando, ainda acontece a redução na demanda de combustível. Começamos a ver um efeito negativo em outros setores, mais ainda não é possível fazer um balanço total dos efeitos do Corona Vírus sobre a economia mundial.