A reclamação mais comum dos consumidores brasileiros são os serviços bancários, as taxas ou tarifas que são cobrados, e o abuso que algumas instituições financeiras cometem em torno desse serviço.

As tarifas ou taxas bancárias são um peso dentro do planejamento financeiro de qualquer pessoa. Afinal, estes gastos influenciam diretamente em sua conta bancária.
Algumas ou a maioria das cobranças passa despercebidas, pois, os valores descontados são bem pequenos, mas quando colocados na ponta do lápis podem fazer a diferença no final das contas.
As tarifas bancárias podem ser cobradas por diversos serviços, como a manutenção da conta bancária, transferências, abertura de contas, entre outros. E para saber mais sobre as tarifas bancárias, leia até o final!
O que são tarifas bancárias?

Definição para as tarifas bancárias: cobranças feitas pelos serviços prestados aos clientes dos bancos.
Dentre as principais tarifas bancárias estão:
- Emissão de talão de cheque;
- Segunda via do cartão de débito ou crédito;
- Impressão de extratos;
- Manutenção de conta-corrente;
- Anuidade do cartão de crédito;
- Saques bancários.
Os bancos são obrigados a darem informações e esclarecerem todas as dúvidas em torno de todas as suas cobranças de tarifas bancárias. Entre em contato com o seu banco e se informe de descontos sobre as taxas de serviço para você!
O que fazer ao constatar alguma cobrança indevida?

Se não reconheceu alguma cobrança ou estranhou algo, pergunte, não fique calado. A melhor maneira de identificar cobranças indevidas pelos bancos será analisando o extrato bancário todos os meses.
Após identificar alguma cobrança indevida, contate a central de atendimento do seu banco, ou vá pessoalmente até uma agência para esclarecer, e resolver esse problema.
Quais serviços bancários são gratuitos?

Embora muitas pessoas não saibam, alguns serviços bancários são gratuitos, principalmente com o uso da internet banking que é grande hoje em dia, e entre esses serviços estão:
- Pagamentos de boletos e contas;
- Abertura de conta poupança;
- Recebimento de cartão de crédito via correio;
- Uso de débito automático;
- 4 saques mensais;
- 2 extratos do mês anterior;
- 6 transferências;
- 12 folhas de cheque.
Ao oferecer todos esses serviços gratuitos o banco não está fazendo um favor ao seu cliente, todos esses serviços são regulamentados pelo Conselho Monetário Nacional através da Resolução 3.518 de 2007.
Procure por essas e outras informações em seu banco, é muito importante que o cliente saiba sobre os serviços e tarifas nos quais possui direito mensalmente, entre outros detalhes. Sabe o quanto está pagando em tarifas ao seu banco? Se informe!